sábado, 13 de junho de 2026

001) CONSIDERAÇÕES INICIAIS EM ESTÉTICA



Considerações Iniciais

    Decidi estudar estética, num primeiro momento, por motivos puramente financeiros. Estou completando 57 anos hoje e não sou independente financeiramente. Foi uma vida dependendo da minha família e desenvolvendo trabalhos que, para me dar autonomia, precisaria trabalhar até à exaustão da minha força física ou do meu tempo.

    Sempre fui muito perdida quanto ao meu rumo na vida, experimentando mil coisas e não seguindo com fidelidade e dedicação a nenhuma delas. Embora a radiologia tenha me dado muita dignidade e uma certa autonomia de tempo e dinheiro para eu criar meus filhos, sendo uma mãe presente e provendo meus filhos do que eles precisavam, ela não me abriu a porta de trabalhar por conta própria. 


    Uma das coisas que acho imprescindível numa profissão é que ela nos dê a chance de exercer a atividade profissional se ninguém nos abrir uma porta de emprego. A radiologia já oferece bastante dificuldade para entrar no mercado de trabalho, mas trabalhar por conta própria, não tem como. 

    No decorrer do tempo, os motivos puramente financeiros deram lugar a um prazer de transformar as vidas de quem me procurava, devolvendo-lhes autoestima, autoconfiança e autonomia sobre a própria aparência. 

    A estética tem esse poder. Ela te capacita a devolver para as pessoas o sentido de serem elas mesmas sem ter vergonha de quem são, lhes dando uma nova perspectiva e suplantando problemas que perturbam o psicológico e o emocional de um indivíduo. 

    Juntamente com a estética, estudei psicanálise. Não se pode mudar ou melhorar por fora o que está destruído por dentro. Trabalhar o externo é importante, mas se não cuidarmos no interno, as transformações não fazem efeito prático. 


    Não tenho paciência pra fazer vídeo nem postagem em Instagram ou Facebook. Pode ser que, com a evolução do meu trabalho, eu mude de ideia. Por hora, vai ser tudo por aqui mesmo. Vou dar dicas de tratamentos domésticos e baratos para cuidar da pele, dos cabelos e do corpo. Mas também exponho aqui procedimentos e tratamentos modernos, bem como, profissionais respeitáveis. 

    Que essa viagem seja boa para todos nós!



Andréa Gomes Bezerra
Técnica em Estética